Câncer de colo de útero - Como prevenir?
- Nathanael Chaves
- 17 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2023

O câncer atinge os órgãos reprodutores femininos, o colo uterino ou cérvix, localizado na parte inferior do útero, próximo ao canal vaginal. O não tratamento de lesões leva a proliferação das células cancerosas, que normalmente são provocadas pelo vírus transmissível HPV.
Por ano, cerca de cinco mil brasileiras são vítimas desta doença, sendo que grande parte desses casos poderiam ser prevenidos com o exame anual de Papanicolau e vacina de HPV.
O câncer do colo do útero é o 3º mais frequente nas mulheres brasileiras e o 4º na lista de responsáveis pelas mortes por câncer no país.
Nós do Laboratório Citoprev oferecemos exames de câncer de colo de útero com um padrão de qualidade elevado, combinando tecnologia avançada, equipe especializada e precisão diagnóstica, garantindo a segurança e a confiabilidade indispensáveis para a saúde da mulher.
Prevenção
É importante prestar atenção ao seu corpo e às modificações nele, pois o câncer do colo do útero pode não apresentar fortes sintomas em sua fase inicial. Procure um médico se você identificar: Sangramento vaginal corrimento ou secreção dor vaginal após relações sexuais dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Como evitar lesões pré-cancerígenas?
Evitar a exposição ao HPV
O HPV é transmitido de uma pessoa para outra durante o contato pele a pele com uma área infectada do corpo. Embora o HPV (Papiloma vírus-humano) possa se espalhar durante o contato pele a pele, incluindo o ato sexual vaginal, anal e oral, o ato sexual não precisa ocorrer para a infecção se disseminar.
Isso significa que o vírus pode se espalhar sem o ato sexual. Além disso, a infecção pelo HPV (Papiloma vírus-humano) é capaz de se espalhar de uma parte do corpo para outra. Isso significa que uma infecção pode começar no colo do útero e depois se espalhar para a vagina e a vulva.
Limitar o número de parceiros sexuais e evitar o ato sexual com pessoas que tiveram muitos parceiros sexuais pode diminuir o risco de exposição ao HPV (Papiloma vírus-humano). Importante: uma pessoa pode ter HPV há anos e não apresentar sintomas. Portanto, é possível ter vírus e transmiti-lo sem saber.
Usar preservativo
O uso do preservativo fornece um tipo de proteção contra o HPV (Papiloma vírus-humano), mas não previnem completamente a infecção. A razão pela qual os preservativos não protegem completamente é porque não cobrem todas as áreas possíveis do corpo infectadas pelo HPV (Papiloma vírus-humano), como a pele da área genital ou anal.
Ainda assim, os preservativos fornecem alguma proteção contra o HPV (Papiloma vírus-humano) e também protegem contra outras infecções sexualmente transmissíveis.
Não fumar
Não fumar é outra maneira importante de reduzir o risco de pré-câncer de colo do útero e câncer.
Fonte:
Equipe ‘American Cancer Society; “Can Cervical Cancer Be Prevented?”
Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/cervical-cancer/causes-risks-prevention/prevention.html Acesso em 16 de fevereiro de 2020