top of page

Entenda sobre Citopatologia


A Citopatologia é uma área de atuação que examina as alterações celulares através da microscopia e identificação de diferentes alterações causadas pelas doenças.


Obtido por meio de raspados (sendo o mais conhecido o exame de Papanicolau), líquidos de derrames e lavados cavitários, urina, diferentes secreções ou Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).


O Laboratório Citoprev se destaca pela excelência em seus procedimentos de citopatologia, proporcionando resultados precisos e confiáveis, por meio de tecnologia avançada, equipe altamente qualificada e um compromisso inabalável com a qualidade e segurança dos exames.


A Citopatologia realiza:

  • Colpocitologia oncótica convencional (Papanicolau) ou meio líquido.

  • Exames citopatológicos de outras topografias (ex: Mama)

  • Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF). (ex: Pulmão)

Papanicolau

O exame deve ser realizado anualmente em todas as mulheres com vida sexualmente ativa e faz parte da avaliação clínica ginecológica e de infertilidade.


Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos (desde que orientada pelo ginecologista).


Consiste na coleta de material biológico (células) do colo uterino para exame da lâmina em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.


O teste pode detectar doenças e alterações que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame serve para diagnosticar a doença, e para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.


Além disso, o exame também serve para ajudar a prevenir o câncer de colo uterino, detectando-o nas fases de “pré-câncer” (displasia, neoplasia intra uterina).


Nessa fase ainda existe cura, e os resultados dos exames nessa etapa costumam ser:

  1. NIC I (Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau I): Baixo Grau (anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana)

  2. NIC II (Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau II): Alto Grau.

  3. NIC III (Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau III): Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.


Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

Trata-se de um tipo de punção na qual uma agulha fina é introduzida na mama, sob anestesia local, e feita através da visualização pelo ultrassom. Assim, o médico identifica o nódulo no ultrassom e então realiza o procedimento.


A PAAF é indicada para avaliação de massa palpável ou visualizada por imagem. As indicações de PAAF em lesões cervicais já foram mais restritas, mas hoje, grande parte dos autores defende sua prática em todo e qualquer paciente portador de uma tumoração cervical dita “indefinida”, ou seja, em que não se pode ter confiança absoluta no diagnóstico clínico.


Linfonodos clinicamente insignificantes, assimetrias e anormalidades menores não são indicações para PAAF. A PAAF não é um método de “screening” e sim uma ferramenta diagnóstica, tal como uma biópsia cirúrgica, sendo muitas vezes utilizada antes dessa.


Quando se trata de uma massa palpável, a biópsia é geralmente realizada por um citotécnico ou cirurgião. Nesse caso, o procedimento é usualmente rápido e simples. Pode também ser realizada por um radiologista intervencionista, um médico com treinamento na realização de tais biópsias guiadas por raio-x ou ultrassom. Nesses casos, o procedimento pode requerer uma preparação mais extensa e levar mais tempo para ser realizado.


bottom of page