O que é Hibridização Molecular?
- Nathanael Chaves
- 23 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2023

A Hibridização molecular, também conhecida como Captura Híbrida ou PCR Duplo, é uma técnica que estuda o material genético do DNA ou RNA, endógenas, bacterianas ou virais, principalmente na infecção pelo “Papiloma-Vírus-Humano – HPV”
O câncer cervical e a infecção por HPV possuem uma relação bem estabelecida. O DNA do HPV de alto risco é detectado em cerca de 92,9% a 99,7% dos casos de câncer cervical invasivo.
Segundo a literatura, o câncer de colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás, apenas, do câncer de mama.
O diagnóstico preciso do HPV (papiloma-vírus humano) é de fundamental importância para prevenção e tratamento do câncer de colo do útero.
Os vários tipos de HPV são classificados de acordo com baixo, intermediário e alto risco de câncer. Os tipos comuns são:
Chlamydia trachomatis (responsável por cerca de 50% dos casos de uretrite e pela maioria dos casos de cervicite mucopurulenta e pode causar linfogranuloma venéreo)
Mycoplasma genitalium e M. hominis (que causam infecções urogenitais em mulheres, mas não em homens)
Ureaplasma urealyticum
Também existem outros tipos de HPV, e em nosso laboratório todos os diferentes tipos de HPV são diagnosticados, sempre com a precisão e segurança que você precisa.